Você sabe a importância do torque no motor?

por charles – 16 de fevereiro de 2020

Torque no motor  nada mais é do que a força que corpos em rotação ocasionam.

Para entender o que é o torque no motor precisamos compreender o significado de trabalho realizado. Em suma, quando caminhamos, andamos de bicicleta ou realizamos qualquer atividade estamos realizando trabalho.

Dessa forma, com os carros é a mesma coisa. Sempre que o veículo se move há um ente realizando trabalho para que isso ocorra. No caso, como você deve saber, quem faz todo o trabalho é o motor do veículo.

 

Conceito físico de torque

O conceito físico de torque nada mais é do que a força que corpos em rotação ocasionam. No entanto, pode ser compreendido também como a força que ocasiona a rotação de corpos.

Um exemplo prático disso está no ato de apertar as porcas das rodas do carro. Quando você faz uma força na ferramenta, acaba por entregar uma força na porca. Porém, quanto maior a distância do centro da aplicação da força, maior o torque.

Quando olhamos dentro de um motor a combustão notamos a existência de uma peça muito especial. O virabrequim faz o trabalho de recolher o torque do motor e enviar para as rodas do veículo. Assim é esperado que uma parte da energia obtida pela explosão do combustível seja entregue como trabalho realizado pelo carro.

 

Torque no motor e potência

De início podemos pensar que o torque e a potência de um motor são a mesma coisa. Porém, essa definição não é 100% verdadeira.

O torque é o que permite a geração de trabalho, ao