Vai trocar o óleo? Não cometa esses erros!

por charles – 03 de março de 2020

Vai trocar o óleo? Não cometa esses erros!

Trocar o óleo de seu veículo é uma tarefa necessária e deve ser feita com regularidade. O óleo em bom estado garante que o motor de seu veículo sofra menos desgaste e corrosão. Dessa forma, deve-se sempre prezar pela qualidade do óleo que seu carro utiliza.

No entanto, se uma lubrificação for ineficiente, existem vários problemas que seu carro pode enfrentar. Errar nessa hora é fácil, pois um produto que está fora das especificações da montadora ou a aplicação incorreta já causam problemas.

Vamos ver alguns erros mais comuns na hora de trocar o óleo.

 

Erros mais comuns na hora de trocar o óleo

  • O primeiro erro e o mais comum é no momento da limpeza da vareta. Não use estopa, pois esta pode deixar resíduos no óleo e causar complicações para o motor. Dessa forma, sempre que for possível use papel absorvente para limpar a vareta.

Não ficar atento à vida útil do óleo também configura como erro grave. Se não ocorrer a troca de óleo entre os 5 e 10 mil Km pode ser que haja formação de borracha, o que torna uma boa lubrificação impossível.

  • Completar o óleo é uma das piores atitudes que se pode fazer na hora de trocar o óleo. Preste atenção na frase “trocar o óleo”, ela não diz “trocar” de bobeira. Sempre remova todo o óleo antigo do veículo antes que colocar o novo.
  • Em hipótese alguma use aditivos no óleo. A utilização deles pode privar o produto de seus atributos principais, o que te fará apenas perder dinheiro e possivelmente ter problemas com o motor.

Para encerrar, devemos comentar sobre o filtro. É importante trocar o filtro quando um novo óleo é utilizado para lubrificar o motor. Ademais, o filtro antigo possui resíduos do óleo antigo, o que causa a mistura desses dois lubrificantes.

 

Quando trocar o óleo?

O óleo deve ser trocado quando já estiver em uso por até 10 mil Km. No entanto, se você andar pouco com seu veículo, fixe uma data específica para realizar a troca de óleo e garantir uma melhor autonomia do motor.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado.