Por que o Chevrolet Onix Plus pegou fogo?

por charles – 16 de fevereiro de 2020

Chevrolet Onix Plus

Por que o Chevrolet Onix Plus pega fogo?

Logo no início de suas vendas o Chevrolet Onix Plus registrou dois casos onde o veículo havia pegado fogo sem motivo aparente. O primeiro ocorreu em setembro, na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Já o segundo estava nas mãos do proprietário, tendo ocorrido em outubro.

De acordo com o relato da vítima, o carro teria feito um barulho de explosão. Ao estacionar e abrir o capô, constatou que o veículo estava em chamas. Além disso, para sua surpresa, as chamas se alastraram rapidamente.

No dia 6 de novembro de 2019, a Chevrolet emitiu um comunicado dizendo que as entregas do modelo estavam sendo interrompidas, pois, de fato, o carro estava com risco de incêndio.

Além disso, a GM fez um recall de todos os veículos desse modelo. Todos os proprietários do Chevrolet Onix Plus irão receber um carro reserva.

Onix Plus 2019 Pegando Fogo

A causa do incêndio no Chevrolet Onix plus

O engenheiro mecânico Roberto Bortolussi foi consultado para explicar como o defeito pode ser causado. Segundo ele, os fatores que podem levar a esse evento são diversos.

Dentre eles, temos curto circuito, acúmulo de vapor de combustível em algum região, vazamento de óleo ou combustível e coisas do gênero.

O especialista ainda alerta sobre as mangueiras que conduzem combustível. Segundo ele, se houver umidade ou obstrução nelas, o risco de vazamento é grande.

No entanto, esse tipo de problema nas mangueiras do veículo é comum apenas em carros com alta quilometragem e pouca revisão. Dessa forma, não é esperado que um carro novo apresente tal problema de vazamento.

Assim podemos descartar essa possibilidade e encarar a opção mais provável: um defeito de fábrica.

 

Chama contínua dentro do capô

Os carros modernos apresentam um material que ajuda na contenção de incêndios no motor. Porém, mesmo com essa tecnologia, se o chama fosse alimentada constantemente, não teria como impedi-las de se alastrarem.

Esse provavelmente é o que ocorreu com o Chevrolet Onix Plus. Algum defeito de fábrica em suas mangueiras de combustível ou óleo causaram uma chama contínua dentro do capô, o que acarretou no consumo do veículo pelas chamas.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado.