Os 5 carros que sairão de linha em 2022

por charles – 02 de novembro de 2021

O mercado de automóveis no Brasil tem passado por uma série de mudanças.

 A maioria das montadoras está se reorganizando nesse cenário pós-pandemia para reavaliar seus portfólios, otimizar os custos e assim conseguir manter suas vendas, mesmo com o preço dos 0km em alta.

 Neste artigo traremos para você quais são os 5 carros que estão com os dias contados para sair de linha no próximo ano no Brasil.

 

Chevrolet Ônix e Prisma

 

O Chevrolet Ônix e o Prisma estão próximos de deixar de serem comercializados no próximo ano. Ambos os modelos, que em 2019 já foram alterados no portfólio da marca para Joy e Joy Plus (respectivamente), mas parece que não agradou muito os consumidores brasileiros.

 

O fato que mais comprova esta saída dos modelos do mercado é que, somado ao baixo volume de vendas em 2021, a escassez de semicondutores no mercado afetou tanto os modelos que os modelos usados do Ônix e Prisma chegaram a vender mais que o modelo 0km nas mesmas concessionárias Chevrolet.    

 

Portanto, o futuro dos dois modelos nessa virada para 2022 estará incerto. Muito provavelmente a Chevrolet substituirá o Joy e Joy Plus por algum lançamento com design mais reestilizado e moderno.

 

Fiat Uno

 

O modelo queridinho dos brasileiros desde 1984 ao que tudo indica estará deixando o mercado em 2022.

 O hatch de alguma forma ainda parece impressionar, com suas 18.639 unidades vendidas entre janeiro e agosto deste ano, porém, seu substituto Mobi já vendeu mais de 50 mil unidades neste mesmo período.

 Desse modo dificilmente o Fiat Uno continuará no catálogo de 0km da marca no próximo ano. Seu design defasado e com poucos itens tecnológicos que trazem um diferencial em relação aos outros veículos do mercado são fatores determinantes para que o Uno saia de produção e entre no seu lugar alguma outra versão mais econômica do seu irmão mais novo – o Mobi.

 

 

Fiat Doblò

 

A falta de bons concorrentes talvez seja o principal motivo para o Fiat Doblo ainda estar sendo vendido como 0km nas concessionárias da marca.

 Com um design ainda defasado, o Doblo vem sendo submetido  a um facelift anualmente desde 2009, mas mesmo assim ainda segue com um volume de vendas razoável, mesmo com seu preço superando os R$ 120.000.

 Mesmo com seu diferencial de transportar 7 pessoas, o modelo já está há anos incompatível com o design e com os itens tecnológicos oferecidos pelo mercado com outros modelos.

 Dessa forma, com seu valor um pouco alto para o que ele oferece, o Fiat Doblo estará com os dias contados para sair de linha e ser substituído por outro modelo mais atrativo. Alguns jornalistas inclusive já mencionam que a Fiat somente produzirá o modelo até 31 de dezembro deste ano.

 

Honda Fit

 

O Honda Fit é um monovolume que foi lançado em 2003 no Brasil. O modelo japonês fez tanto sucesso no mercado mundial que chegou a ser produzido em 12 países ao redor do globo, como o próprio Japão, Índia, China e Indonésia.

 Aqui no Brasil o Fit parece que está perto de ser aposentado pela marca. Perto de completar 20 anos no mercado, o modelo vendeu pouco mais de 5 mil unidades entre janeiro e agosto deste ano. Um número bastante decepcionante para um veículo que foi sucesso de vendas no passado.

 A marca apresentou uma nova versão do Fit no Japão, um pouco reestilizada e com algumas pequenas alterações, mas a crítica automotiva cita que o modelo tem decepcionado até no país de origem. Já aqui no Brasil, com o baixo volume de vendas e sem nenhuma perspectiva de inovação para o próximo ano, o Fit ao que parece terá um fôlego de poucos meses até a Honda anunciar o fim da continuidade do modelo no país.

 

Volkswagen Fox

 

O fim do VW já estava sendo especulado há anos pela mídia, mas finalmente agora em 2021 a marca anunciou o fim da sua produção no Brasil.

 A Volkswagen anunciou agora em novembro o fim da sua produção na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, após 18 anos de mercado no Brasil.

 O Fox, que já foi um sucesso de vendas no mercado brasileiro, sofria uma crise de vendas difícil de ser contida. Em 2021, por exemplo, o VW Fox havia vendido pouco mais de 13mil unidades. No mês de agosto a situação foi tão complicada que o modelo vendeu apenas 926 em todo o Brasil

 

Curtiu o artigo de hoje? Então fique atento para estar por dentro das principais novidades sobre o mundo automotivo!

 

 

 

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado.