Carros que pararam de ser fabricados nesse ano de 2021

por douglas – 03 de junho de 2021

Os carros que pararam de ser fabricados nesse ano de 2021 são muitos, poderíamos fazer pelo menos 3 combinações de conteúdos somente com esses modelos. Mas, separamos os 11 principais para que você analise e veja os motivos que cada montadora deu para a parada de produção.

Leia conosco e veja quais são os carros que pararam de ser fabricados nesse ano de 2021.

1. Ford Ka

Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, o Ka deixou de ser fabricado em janeiro e sumiu das concessionárias alguns meses depois.

2. Ford Ka Sedan

O que também acontecendo com a versão Sedan do Ka, que apesar de ter sido muito aclamada, seguiu a linha dos outros utilitários da Ford, que agora se tornou o que podemos chamar de "carro importado" trazendo grandes problemas aos proprietários, principalmente em relação ao custo que as peças desses veículos tomarão a partir de agora.

3. Ford EcoSport

O terceiro modelo nacional da marca norte-americana Ford a sair de linha com o término da produção local foi a Ford EcoSport, que foi o carro pioneiro dos SUVs compactos em solo brasileiro e caiu nas graças do motorista nacional desde sua primeira versão, há quase 20 anos atrás, em 2003.

4. Mitsubishi Pajero Full

Em 30 de setembro de 2006, a Mitsubishi mostrava no Salão de Paris o Pajero Full. Tratava-se da quarta geração do utilitário esportivo nascido em 1982. Com carroceria volumosa e robusta, o novo SUV da marca japonesa era bem imponente e vinha obrigatoriamente com duas variantes que também foram sucesso de vendas em solo nacional. Após 40 anos, o Pajero Full deixa de ser oferecido pela Mitsubishi. Aqui, ele sai de linha com uma série especial de cem unidades.

5. Toyota Etios Sedan

Com vendas baixas, o Etios saiu de linha no Brasil para abrir espaço na fábrica da Toyota para o novo Corolla Cross. Yaris ficou como alternativa.

6. Toyota Etios

Seguindo a linha do Sedan, o Toyota Etios versão hatch teve o mesmo destino de sua versão maior, sempre elogiada pelas virtudes mecânicas, a versão hatch sempre teve o visual como alvo de várias críticas.

7. Citroën C3

Saiu de linha após duas gerações. A última estava nas ruas desde 2012 sem grandes mudanças. Será substituído em breve por um inédito SUV compacto, produzido em Porto Real (RJ).

8. Citroën Aircross

Após 11 amos, o Aircross deu adeus ao Brasil. Ele foi à tentativa da Citroën de brigar com os SUVs compactos, que ela não tinha na linha, até a chegada do C4 Cactus.

9. Volkswagen UP

O compacto não conseguiu ser o sucesso do Gol por ser muito caro, apesar de possui um projeto moderno, com um toque incrível apesar da potência do motor. Saiu de linha logo após ser realizada a produção de apenas uma geração.

10. Fiat Strada

Com mais de 20 anos na mesma geração, a primeira Strada saiu de linha no início do ano, após conviver por seis meses com a atual, essa que é uma cópia menor da Fiat Toro.

11. Chevrolet Montana

Em linha durante 11 anos, a picape compacta se despediu para dar espaço a uma rival da Fiat Toro. Sua base era do Agile.

O que podemos deduzir dessas descontinuações?

Mas, e o que podemos deduzir dessas 11 principais descontinuações de modelos? Muitas coisas, mas dois principais pilares fizeram com que as empresam tomassem tais decisões, ainda que existam outros motivos unilaterais: a situação do mercado a nível mundial, e a crise burocrática brasileira.

Mudança no setor a nível mundial

As empresas concessionárias e montadoras estão mudando o setor automobilístico a nível mundial a cada ano que passa, e possuímos duas certezas: cada vez mais veremos menos carros movidos a motores de combustão, e os utilitários terão cada vez menos opções.

O primeiro fato é devido à mudança ecológica em relação à sustentabilidade adotada por todas as empresas, principalmente após a chegada da norte-americana Tesla, produzindo veículos semi autônomos e elétricos a preço bem baixo.

Por outro lado, cada vez mais os consumidores de automóveis estão buscando por carros maiores e mais completos, como SUVs compactos ou médios em casos de quem possui menor poder monetários, e verdadeiros SUVs de alto escalão quando falamos de classe média alta para cima.

O que não é o caso do Brasil: a economiza se encontra quebrada, e o resultado dessa combinação junto a menor produção de utilitários é clara, os valores de carros como Gol, Onix, Prisma e outros dispararam, ficando cada vez mais difícil comprar um carro 0km por menos de R$50 mil.

Economia nacional

Por último, temos o lado da economia nacional, que conforme mencionamos está bem debilitada, com o preço da gasolina tabelada no exterior e peças cada vez mais caras, as montadoras sofrem com a burocracia em relação aos impostos que necessitam pagar.

Quando chegaram aqui, as políticas de incentivo eram melhores, mas foram às mesmas que fizeram a economia chegar ao ponto em que estamos, assim, se veem obrigadas a comercializar carros de valor maior, equilibrando o fluxo de caixa, mas também dificultando ao motorista brasileiro.

E para você? Qual sua opinião sobre a descontinuação de vários modelos utilitários em solo brasileiro?

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