Carro de corrida: Lamborghini Veneno, de R$ 7,7 milhões, é atração do Salão de Genebra

por charles – 14 de março de 2014

De todos os hipercarros expostos no Salão Automóvel de Genebra desta semana, o Lamborghini Veneno pode ficar na história como o menos racional e o mais surpreendente. Com apenas quatro cópias a serem feitas com fibra de carbono, chegando a velocidades de 355 Km/h e custando  4,6 milhões de dólares, entrando na briga direta com seus concorrentes chefes McLaren P1 e LaFerrari , lançados quase simultaneamente na terça-feira

.

O Veneno também pode ser o único carro na memória recente a passar do bloco de rascunhos para o chão de fábrica sem um olhar final de aprovação pelo CEO da empresa. Na pressa de prepará-lo para o salão do automóvel anual, o único Veneno completo no mundo foi direto para o centro Palexpo de Genebra antes que o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, pudesse vê-lo completo pela primeira vez.

 

Enquanto lança carros-conceito em outros locais como Paris ou até Pebble Beach, a Lamborghini diz que apenas o Salão Automóvel de Genebra seria o local da estréia do Veneno, uma homenagem ao 50º aniversário da Lamborghini, diz Maurizio Reggiani, diretor de pesquisa e desenvolvimento.

 

O carro foi desenvolvido para uma velocidade máxima que não é coincidentemente mais alta do que os números citados para o LaFerrari e o McLaren P1, mas muito longe do benchmark estabelecido por outro supercarro VW Group, o Bugatti Veyron. Reggiani insiste que o desenvolvimento do Veneno não foi impedido por nada e confirma que ele foi testado em forma de protótipo até sua velocidade máxima na pista de testes italiana Nardo.

 

Mais do que escandaloso e oportuno, o objetivo do Veneno é fornecer aerodinâmica pronta para a corrida, e não um coeficiente de estabilidade baixa. O equilíbrio, "momento a momento", entre aerodinâmica e designers, diz Reggiani, foi o maior desafio para que a pele de plástico reforçada com fibra de carbono do Veneno fosse moldada na forma correta para possuir aderência em alta velocidade.

 

Detalhes Específicos

 

Com o fim das capas do McLaren P1 no ano passado em Paris e as notícias caindo sobre o LaFerrari por semanas, a estréia do Veneno foi mais uma surpresa, o que agradou Reggiani.

 

"Conseguimos chocar o público este ano", diz ele, "com uma interpretação completamente nova da mensagem da Lamborghini, quando falamos sobre o supersport da marca".

 

Dos hipercarros em exibição, também é o mais próximo da produção, com o carro de exibição um prelúdio de desenvolvimento para mais três carros a serem construídos este ano. É uma produção limitada ao extremo - e os clientes são extremos à sua maneira, cada um tendo comprado sua visão Veneno sem ser vista.

"Eles não sabiam que tipo de carro comprariam", diz Reggiani. "Eles apenas disseram que é uma trilogia, que será a Lamborghini mais extrema já construída, uma homenagem aos 50 anos da Lamborghini. Dois dos clientes vieram ao salão de automóveis às 6h30 para ver o carro, porque eles nunca vi isso antes.

Cada um receberá um carro diferenciado - os carros terão uma faixa vermelha, branca ou verde, um aceno para a bandeira italiana.

 A ordem de escolha? "Isso foi baseado no ranking quando eles reservaram o carro". O protótipo da Lamborghini será o único carro com as três cores.

Há mais personalização disponível para os compradores da Lamborghini, mas Reggiani é firme ao explicar que sua empresa não fabricará carros únicos projetados com a contribuição do cliente.

 "Provavelmente somos os primeiros a avançar na direção do one-off como forma de comemorar nosso design, nossa inovação", diz ele. "Mas estamos orgulhosos de decidir o que é a Lamborghini e não deixar que o cliente decida.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado.