Acidente com carro autônomo da Tesla deixa dois mortos no Texas

por douglas – 24 de abril de 2021

Um Tesla S Model 2019 pegou fogo no Texas logo após um acidente desastroso, e ao que tudo indica, não havia ninguém no banco do motorista na hora do incidente.

Os carros da Tesla são conhecidos por possuírem um sistema de direção automática, sendo uma das empresas pioneiras em produção de larga escala de veículos desse tipo. Atualmente, domina o setor norte-americano e também de exportações.

Mas, apesar de podermos deixar o carro dirigir sozinho, a empresa diz que sempre é necessário ter alguém sentado no banco do motorista, atrás do volante evitando que algo de inesperado aconteça, como no caso que contaremos abaixo.

Leia conosco e entenda melhor sobre o acidente com o Tesla Model S 2019 no Texas, onde dois homens morreram.

A Notícia: Tesla Model S 2019

Acidente Com Carro Autonomo Da Tesla

Apesar de não parecer real a primeira vista, a verdade é que o acontecido tem gerado um pouco de insegurança a todos os motoristas que possuem um carro autônomo da Tesla, ou então semiautônomo como a própria empresa intitula seus veículos.

Acontece que dois homens morreram no sábado (17/04) depois que um carro da Tesla bateu em uma árvore e pegou fogo no Texas. A polícia acredita que não havia ninguém no banco do motorista no momento do acidente, e que o carro estaria funcionando com um sistema de piloto automático.

Dessa forma, não havia motorista para afagar a situação e evitar que o pior ocorresse, terminando como já sabemos. Estamos falando de duas vítimas, dois homens que tinham por volta de 50 anos cada um.

Apesar de não ter motorista no banco principal, os dois não estavam atrás, apenas um, enquanto o outro estava no banco do passageiro da frente quando aconteceu o acidente.

As evidências sugerem que "ninguém estava dirigindo o veículo no momento do impacto", disse Mark Herman, policial do Distrito 4 de Harris County, acrescentando que o caso ainda estava sob investigação.

A Tesla foi contatada pela BBC Brasil, mas não emitiu nenhuma resposta sobre a situação em si.

Carros totalmente autônomos

Acidente Com Carro Autonomo Da Tesla Sancoes Externas

 

Apesar de já ter sido noticiado pela própria empresa que é de suma importância ter um motorista atrás do volante, muita gente ignora isso. É comum encontrar diversos vídeos no YouTube de motoristas dormindo enquanto o carro dirige sozinho.

A Tesla intitula seus carros como semiautônomos, pois ainda possuem algumas falhas em determinadas situações, como essa em que mencionamos, quando o carro que estava em alta velocidade não conseguiu "vencer a curva" e acabou matando duas pessoas.

Segundo o próprio Elon Musk, ainda neste ano será lançada uma versão de veículo totalmente autônoma, sendo assim, não precisará de motorista nenhum em nenhuma situação.

Mas no mês passado, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA abriu investigações sobre 27 acidentes envolvendo veículos Tesla.

Em um incidente relacionado nesta segunda-feira, uma proprietária de Tesla subiu em um carro no Salão do Automóvel de Xangai para protestar que o "freio perdeu o controle", informou a Bloomberg.

Uma série de incêndios também ocorreram envolvendo o Modelo S.

Em 2018, um carro Tesla dirigido pelo diretor de TV britânico Michael Morris explodiu em chamas, após outro incidente envolvendo um modelo Model S na França em 2016.

Vários incêndios relacionados a carros Tesla Model S ocorreram em 2013. Vale ressaltar que esses são modelos antigos, assim não podemos definir se os incidentes se devem ao carro não estar entre os modelos mais novos e atualizados com sistema autônomo, ou se realmente se deve a falha de todo o sistema, incluindo modelos antigos ou novos.

Sanções externas

Acidente Fatal Com Carro Autonomo Da Tesla

Apesar de nos EUA os carros da Tesla já serem um sucesso mesmo com os incidentes acontecendo em grande escala, fora do país a montadora de carros elétricos semiautônomos já sofreu algumas sanções de governos.

Na Alemanha, por exemplo, a empresa foi proibida de usar os termos "piloto automático incluído" e "potencial total para direção autônoma" em seus materiais publicitários.

Um grupo britânico de pesquisa em segurança automotiva Thatcham, dizem que os termos que a Tesla usa para descrever o seu sistema (que na prática é um sistema de assistência ao motorista, e não um piloto automático) são enganosos e encorajam esse tipo de comportamento perigoso.

E então, o que achou sobre o assunto? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado.