A história do Fusca - Confira a trajetória do maior símbolo automotivo!

por douglas – 14 de dezembro de 2021

A história do Fusca é uma das mais bonitas na história automotiva. Símbolo do nascimento da Volkswagen e primeiro protótipo de um “carro para todos”, o Fusca ainda hoje, depois de mais de oitenta anos, é o indiscutível ícone do estilo em todo o mundo.

É o brilhante engenheiro Ferdinand Porsche que completou, em fevereiro de 1938, os primeiros protótipos do carro que revolucionariam o conceito de mobilidade: o sedã e o conversível chamado “Typ1” marcam o nascimento de uma lenda chamada Fusca.

A inovação em design e mecânica estiveram entre as grandes inovações na produção automotiva da época, capazes de fazer do Fusca o primeiro carro real ao alcance de todos. Quer conhecer mais sobre a história do Fusca? Então leia conosco, vamos lá!

1938-1949: o nascimento de um mito

Volkswagen encerra oficialmente produção do Fusca | Poder360

1938 – O primeiro protótipo

A história do Fusca começa no final da década de 30. Confiabilidade, versatilidade, leveza e velocidade: essas são as características que o protótipo V3 tinha para garantir à população alemã em todas as esferas da vida.

O motor boxer de quatro cilindros refrigerado a ar, capaz de atingir 22,5 cv de potência, e o chassi com suspensão independente das rodas foram um avanço tecnológico inimaginável no setor automotivo.

Os mais de 50.000 km percorridos no outono de 1938 pelos três exemplares, colocados na estrada para testar sua resistência, foram a prova final de que a aposta foi ganha: era possível dizer que o primeiro Volkswagen estava pronto para fazer sua entrada no mundo.

1945 – Primeira produção em série

Em dezembro de 1945, na fábrica da Volkswagen, administrada pelas autoridades militares britânicas, teve início a produção dos primeiros sedãs, destinados a se tornarem um símbolo do renascimento alemão após a Segunda Guerra Mundial. O Volkswagen Typ1 10.000 deixa a fábrica em 1946.

1948 – O carro do povo

Embora as dificuldades do pós-guerra tenham reduzido muito o poder aquisitivo da população alemã, o primeiro Fusca, que no uso militar havia se mostrado um veículo adequado para todas as condições climáticas e qualquer tipo de terreno, torna-se objeto do desejo de todos. O primeiro verdadeiro “carro do povo”.

1949 – Chega a versão Cabriolet

A história do Fusca também encanta por seus modelos diferentes. O verão de 1948 deu à Volkswagen a ideia de criar uma versão do Typ1 com uma carroceria aberta, uma capota totalmente aberta e dobrável e uma traseira curva. Dito e feito, no verão do ano seguinte, o Volkswagen conversível está pronto para o mercado e inicia a caminhada para o sucesso.

1949 – O Fusca em Nova York

Pela primeira vez, nos primeiros dias de janeiro de 1949, dois modelos de Fusca deixam a Europa para serem apresentados na Exposição Industrial Alemã em Nova York. É a consagração definitiva de um carro destinado a se tornar objeto de culto: o Fusca conquista os EUA.

1955 – Primeiro milhão de carros

A Volkswagen atingiu um número importante em 5 de agosto: o milionésimo Fusca sai da fábrica, deixando a história do Fusca ainda mais incrível. Para comemorar bem, o modelo é apresentado em ouro metálico, veludo e vermelho nos interiores. Uma verdadeira joia de requinte e elegância.

1974 – O fim de uma era

Após quase trinta anos de sucesso, Wolfsburg deixa de ser a “cidade do Fusca”. O último carro sai da linha de montagem da fábrica original para viajar para Bruxelas e para o exterior.

1981 – A Volkswagen muda a produção para o México

Depois de ter cessado totalmente a produção na Alemanha, a partir de 1981 a fabricação do Fusca se mudou para o México onde, em 1992, atingiu o pico de vinte milhões de unidades produzidas.

1989 – O renascimento mexicano

No final da década de 1980, o Fusca “renasce” no México: após um início lento, as vendas rapidamente triplicaram graças também ao apoio do governo mexicano que, ao reduzir os preços em 20%, fez do Fusca o carro mais querido de todo país. A produção continuaria até 2003, terminando com um modelo, o “Ultima Edición”, que marca o fim do ciclo de desenvolvimento mexicano e de toda uma era da indústria automotiva.

1994-2018 – A evolução do estilo Volkswagen

Possuía formas suaves aliadas a uma tecnologia sempre em sintonia com os tempos: o Fusca se confirma como um inconfundível ícone de design sobre quatro rodas. O modelo “New Beetle” atinge a marca, combinando o charme retro inconfundível com os requisitos de conforto e desempenho de um carro moderno. Em 2011, uma combinação perfeita de design e tecnologia confirma o sucesso do New Beetle e escreve o capítulo final de uma história que já é uma lenda: a história do Fusca.

1994 – Concept One 

Uma nova era se abre para a história Fusca: no Salão do Automóvel de Detroit, a Volkswagen apresenta o Concept One, a primeira reinterpretação do protótipo que abrange mais de meio século de história do automóvel.

Mantendo os elementos distintivos do Fusca, a Volkswagen criou um carro com linhas geométricas claras e emocionantes que apenas duas semanas depois foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra sob o nome de “Concept One Cabriolet”.

1998 – New Beetle

Depois do Concept One, é hora do New Beetle, uma versão de produção fiel ao protótipo. Uma série de características estéticas especiais, como o vaso de flores no painel e os faróis que lembram olhos enormes, enaltecem os fãs do New Beetle que, mantendo o gosto retrô das linhas históricas, sabe se renovar e se tornar um símbolo daqueles que gostam de se destacar.

2003 – Fusca “Ultima Edición”

A história do Fusca, depois de mais de vinte anos, coroados por enormes sucessos para os restylings e as novas tecnologias implementadas nos Fuscas que saíram de fábrica, a produção mexicana está prestes a terminar.

No início de julho sai o “Ultima Edición”, uma série limitada com motor 1.6 quatro cilindros 34 kW 44 HP, decorado com florais nas cores da bandeira mexicana. O final de um século de indústria automotiva é saudado da melhor forma por um carro que ditou seu estilo.

2011-2018 – O New Beetle se apresenta ao mundo

Volkswagen anuncia o fim do Fusca com o Beetle Final Edition | Vídeos | autoesporte

Em uma prévia transcontinental, a Volkswagen apresenta simultaneamente o New Beetle em Xangai, Berlim e Nova York. Uma verdadeira estreia mundial, o que reforça a atenção do público a este modelo, que até hoje é uma referência no mundo automotivo.

A história do Fusca é realmente encantadora e chama atenção dos amantes do mundo automotivo. E você, o que acha dela? Comente abaixo sua opinião. Até a próxima!

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado.