Proprietários de carros elétricos estão voltando a utilizar carros à combustão

por douglas – 03 de junho de 2021

Proprietários de carros elétricos estão voltando a utilizar carros à combustão, e isso vem acontecendo com maior frequência principalmente nos últimos dois anos. O principal motivo? Falta de tecnologia? Problemas com os veículos? Não: infraestrutura necessária para manter um veículo elétrico, pelo menos é o que apontam as pesquisas.

Leia conosco e entenda melhor o porquê os proprietários de carros elétricos estão voltando a utilizar carros com motores à combustão!

Modelos elétricos não são o futuro?

Mas afinal, os modelos elétricos não são o futuro da humanidade? Pelo menos é assim que as principais montadoras que atualmente trabalham com carros movidos a motores elétricos encaram a situação, porém, algo mudou.

O que sabemos é que realmente, em algum momento teremos que largar os motores à combustão e deixar os motores elétricos tomarem conta das ruas, pelo menos se pensarmos pelo lado ambiental da coisa.

Mas, aparentemente este não é o momento ideal, visto que vários motoristas estão largando seus modelos elétricos, seja da Tesla, a principal montadora do segmento, ou então de outra marca, pelos antigos carros movidos a combustão.

Problemas a serem solucionados

Acontece que apesar de muitos serem os benefícios oferecidos pelos carros elétricos ou então híbridos, eles ainda apresentam alguns problemas cruciais em seu funcionamento.

Você deve estar pensando: mas o que, se são tão tecnológicos e não precisa de gasolina pra funcionar?

O problema está justamente na última afirmação. Apesar de seu custo ser basicamente zero, ou zero nos casos dos carros totalmente elétricos, o problema está na questão do tempo que demoram para serem novamente "recarregados", ou seja, abastecidos.

Quanto tempo você demora para abastecer seu carro? 5? 10 minutos? Talvez menos, afinal, é só encostar o carro do lado da bomba e aguardar o frentista terminar seu trabalho, algo cômodo e bem rápido que acontece em seu cotidiano, quase que diariamente.

Bom, esse não é o caso dos carros elétricos.

Isso porque para serem recarregados totalmente, alguns modelos demoram 1h ou até mesmo, e essa bateria possui uma autonomia pequena a depender do modelo de carro que você comprar. Então, é necessário recarregá-lo durante 1 hora praticamente todos os dias, quando não duas vezes dentro de 24hs.

Você deve estar pensando "basta abastecer a noite enquanto dorme", mas os problemas vão além.

Outro entre as principais dificuldades é a relação das tomadas onde esses carros podem ser recarregados. As tomadas nos EUA são por padrão 120V, enquanto todos os modelos de carros elétricos ou híbridos devem ser carregados com energia a 240V, então, ou você paga caro para ter um aparelho em sua casa, ou então é necessário se deslocar até algum dos poucos eletropostos.

Carregamento em 120V

Mas, apesar de todo o território americano ser movido a energia 120V, os carros também podem ser recarregados em nível 1, ou seja, com 120V de energia, porém com um adicional: o tempo de carregamento dos carros elétricos nessa corrente contínua praticamente dobra.

Para se ter uma ideia do quão lento pode ser uma recarga em baixa voltagem, um Chevrolet Bolt EV consegue obter apenas 4 milhas de autonomia (cerca de 6,4 km) a cada hora plugado em um tomada de 120 volts, apontam dados do próprio fabricante.

Mais de 70% dos que abandonaram os elétricos disseram ter apenas as tomadas mais fracas em casa ou no trabalho.

“Se você não tiver uma tomada de Nível 2, é praticamente impossível [ter um carro elétrico]”, apontou o analista automotivo Kevin Tynan, para a publicação Business Insider, que avaliou vários modelos de automóveis elétricos nos últimos anos.

Pesquisa comprova a afirmação

Você deve estar pensando que essa é apenas uma afirmação tola, mas temos embasamento no que estamos dizendo, pelo menos é o que aponta o estudo e pesquisa realizada pela revista Nature Energy, voltada para pesquisas e estudos sobre sustentabilidade e energia limpa.

Divulgado pela publicação científica Nature Energy, o estudo aponta que, apesar do benefício do baixo consumo de combustível (ou do consumo zero, no caso dos carros elétricos), o principal motivo apontado para o abandono está ligado ao tempo de recarga das baterias.

Então, qual a solução?

Mas então, qual a solução que deve ser tomada? Realmente manter um carro elétrico nos EUA ainda não é tarefa fácil, imagine então aqui no Brasil. Possuímos uma corrente elétrica superior, bem semelhante ao que os carros pedem, 220V, enquanto os veículos a serem carregados necessitam de 240V.

Porém, a manutenção de carros como esses aqui no Brasil é algo que provavelmente incomodaria o dono do mesmo, afinal, vivemos em um país onde é discutida a taxação da energia solar, imagine então quando falamos de carros elétricos, o que o futuro nos guarda.

A solução para o problema mostrado hoje realmente está ligado à infraestrutura. Se o mundo quer se modernizar e parar de agredir tanto o meio ambiente através de carros elétricos que não poluem a atmosfera, algo deve ser feito para que eles sejam menos dependentes e mais autônomos em seu funcionamento.

Uma quantidade maior de eletropostos e motores com maior autonomia de funcionamento seriam soluções interessantes para oi problema. E você, o que acha?

 

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado.