Bronco Sport: novo começo da Ford chega por R$256.900,00

por douglas – 03 de junho de 2021

O Bronco Sport chega para marcar uma nova era da Ford, que deixa os utilitários bem de lado para apostar em carros com preço alto, como o novo SUV, que surge trazendo maior lucro para a empresa e buscando conquistar seu espaço entre a concorrência.

Trata-se de uma versão menor do Bronco, ou Broncão como é chamado aqui no Brasil, que apresenta especificações de um carro forte, com ótimo desempenho e consumo, além de um espaço interno detalhado e sofisticado, com muita elegância e principalmente confortabilidade.

Seu preço de mercado inicial? R$256.900,00 em sua única versão importada do México, Wilkdtrak, um SUV médio que fica acima do Territory, surgindo junto ao mesmo como SUVs complementares. Continue lendo conosco e descubra maiores detalhe sobre o Bronco Sport!

Design e espaço interno do Bronco Sport

Conforme mencionado, o Bronco Sport é uma variação do Bronco, por um preço mais em conta e também menor do que o carro principal de linha da Ford nessa remodelação de local no mercado. Então como podemos avaliar seu design e espaço interno, para começarmos?

Aqui no Brasil, o termo Bronco tem correlação com alguém mais rústica, "da roça" ou grosso, e o Bronco Sport, apesar de muito moderno, segue essa linha em seu design e espaço interno.

Sua robustez chega através de linhas retas e quadradas. O teto com corte em dois níveis lembra ainda o Land Rover Freelander, antigo SUV médio da marca britânica - que, por sinal, já pertenceu à Ford. O diferencial já se inicia pelo símbolo da marca, que não é encontrado em todo o carro a não ser no porta malas do carro, já que o nome do carro é o protagonista, aparecendo na tampa traseira e grade do veículo.

O acabamento interno faz jus ao seu preço, já que todos os bancos do veículo são revestido de couro, trazendo maior confortabilidade aos passageiros, além de o porta malas e o assoalho possuírem um acabamento totalmente emborrachado, facilitando assim a limpeza do veículo nas duas regiões.

O único ponto negativo na parte interna do veículo é o banco do meio, na parte de trás, que possui um acabamento com menos estofamento, devido ao encosto ser um porta copos que pode ser usado sempre que possível, e o local aonde vai os pés serem reprimidos devido ao console central do Bronco Sport.

Os comandos são fáceis e a ergonomia geral é invejável. A quantidade de porta-objetos para um carro que é familiar também agrada. O fato de o porta-malas oferecer um divisor que pode ser utilizado de diversas maneiras, inclusive como mesa, quando a tampa está aberta, é bastante criativo.

Consumo e desempenho do Bronco Sport

Mas, e quando falamos do consumo e do desempenho do Bronco Sport? O que podemos esperar desse novo SUV que vem pra brigar com a concorrência pelo seu espaço, com um preço acima de R$250 mil reais? Podemos nos animar ou o resultado é ruim?

Realmente, algo que chamou atenção dos especialistas foram o bom desempenho e consumo do Bronco Sport, que é de longe o melhor da categoria. Seu motor á uma versão melhorada do Fusion Titanium que já foi febre aqui no Brasil, trazendo um 2.0 turbo a gasolina que rende 240 cv a 5.500 rpm e 38 kgfm a 3.000 rpm, elevando sua rotação de torque, já que estamos falando de um SUV bem grande.

E o câmbio? Como era de se esperar, possui oito marchas, e pode ser comandado via câmbio central ou então aletas atrás do câmbio, sendo assim o câmbio central não funciona na versão quando as aletas são adicionadas. Vale ressaltar que no caso da escolhe pelas aletas, o câmbio é manual, já o câmbio comum é automático.

Seu sistema de tração é o 4x4 sob demanda, que vai alterando durante o uso o quanto é entregue em cada eixo, com opção de bloqueio de diferencial. Seu conjunto mecânico, apesar de todo o peso do Bronco Sport, consegue dar um bom torque ao veículo, que possui aceleração alta e trocas de marcha quase que imperceptíveis, funcionando quase que como um esportivo em ultrapassagens, mesmo possuindo seus 1.718 quilos.

Na pista de testes da Ford, em Tatuí (SP) foi possível chegar a 180 km/h e tinha apetite para mais. A aceleração de zero a 100 km/h divulgada pela marca é de 8 segundos. O motor teve que passar por adequações para poder lidar com a nossa gasolina, que tem uma porcentagem de etanol incluída no combustível que chega a bomba.

O consumo divulgado é de 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l em circuito rodoviário. Há também uma diferença na potência entregue do Bronco Sport nos EUA e aqui com o mesmo motor 2.0 turbo. Lá ele rende 250 cv, são 10 cv a menos entregues por aqui. Ele conta ainda com os modos de condução, o G.O.A.T. (Goes Over Any Type of Terrain).

Em tradução literal, vai a qualquer tipo de terreno. São sete: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. Além de alterar a resposta de motor, acelerador e câmbio, mudam também a tração e o 4x4, se necessário. Entre o modo Eco, Normal e Esportivos, que com certeza serão os mais utilizados, é perceptível como o carro muda de comportamento e fica com respostas ainda mais brutas em termos de aceleração.

As suspensões com arquitetura independente na dianteira e na traseira com braços de alumínio privilegiam o conforto. No asfalto ruim e no fora de estrada, elas trabalham muito bem e entregam o melhor em termos de conforto. Nas curvas, a carroceria fica estável enquanto as suspensões trabalham.

Essa configuração bem "americana" é ótima para o conforto, mas pouco faz jus ao Sport do nome. Em estradas sinuosas ou em uma tocada mais esportiva, falta por parte do conjunto de suspensão uma resposta mais ágil do contato dos pneus com o piso. O feedback fica prejudicado.

Segurança do Bronco Sport

Assim como seu irmão mais velho Bronco, o Bronco Sport conta com um sistema de segurança muito completo, também fazendo jus ao seu preço alto de mercado, assim seguindo a linha de alta segurança dos SUVs da Ford, sejam eles de médio ou alto porte.

O Bronco Sport conta com:

  • 9 airbags;
  • Alerta de ponto cego;
  • Assistente de manutenção na faixa com correção de volante;
  • Aumenta a carga na assistência da direção para ajudar a realizar o movimento mais rapidamente;
  • Controle de velocidade adaptativo com função tráfego - que para totalmente e retoma a aceleração sozinho em pequenas paradas - frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e assistente de manobras evasivas;
  • Controles de tração e estabilidade e fixação de cadeirinha com sistema Isofix;
  • Freio a disco nas quatro rodas.

Realmente um carro muito completo no quesito de segurança.

Equipamentos

Antes de finalizarmos com o tópico sobre seu valor de mercado e concorrência, que tal falarmos sobre os equipamentos principais e adicionais do novo Bronco Sport da Ford? Leia abaixo e deixe seu feedback nos comentários:

  • Ar-condicionado com duas zonas;
  • Assistente de partida em rampa;
  • Banco do motorista com ajuste elétrico;
  • Câmeras de ré e dianteira com 180º de ângulo;
  • Carregador de smartphone por indução no console central;
  • Central multimídia com tela de 8 polegadas;
  • Controle de velocidade para fora de estrada;
  • Farol alto automático;
  • Faróis e lanternas Full-LED;
  • Leitor de placa de trânsito;
  • Navegador GPS e integração a Android Auto e Apple CarPlay, mas só via cabo USB por enquanto;
  • Quatro entradas USB (2 tipo A e 2 tipo C);
  • Sensor de pressão nos pneus;
  • Sensores de chuva, luminosidade e de obstáculos na traseira;
  • Sistema de som Bang&Olufsen com dez alto-falantes e subwoofer;
  • Teto solar, que não é panorâmico;
  • Trio elétrico e chave presencial com partida por botão.
  • Volante com ajuste de altura e profundidade.

 

Maiores detalhes do Bronco Sport

Mecânica

  • 2.0, 4 cilindros, 16V, turbo;
  • Combustível: Gasolina;
  • Potência (cv): 240 a 5.500 rpm;
  • Torque (kgf.m): 38 a 3.000 rpm
  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h): 8 segundos;
  • Consumo cidade (km/l): 8,3;
  • Consumo estrada (km/l): 10,1;
  • Câmbio: Automático, 8 marchas;
  • Tração: 4x4 sob demanda;
  • Direção: Elétrica;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson;
  • Suspensão traseira: Independente com barra estabilizadora;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: discos sólidos.

Pneus e rodas

  • Pneus: 225/65 R17;
  • Rodas: 17?/7? .

Dimensões

  • Altura (mm): 1.797;
  • Comprimento (mm): 4.386;
  • Entre-eixos (mm): 2.670;
  • Largura (mm): 2.099;
  • Ocupantes: 5;
  • Peso (kg): 1.718;
  • Porta-malas (L): 580;
  • Tanque (L): 64.

Equipamentos

  • Airbags motorista;
  • Airbags passageiros;
  • Airbags laterais;
  • Airbags do tipo cortina;
  • Airbags para joelho do motorista;
  • Controle de estabilidade;
  • Controle de tração;
  • Freios ABS;
  • Distribuição eletrônica de frenagem;
  • Ar-condicionado;
  • Travas elétricas;
  • Ar quente;
  • Piloto automático;
  • Volante com regulagem de altura;
  • Vidros elétricos dianteiros;
  • Vidros elétricos traseiros;
  • Central multimídia;
  • Rádio FM/AM;
  • Entrada USB;
  • Bancos de couro;
  • Banco do motorista com ajuste de altura;
  • Bancos com ajustes elétricos;
  • Desembaçador traseiro;
  • Teto solar;
  • Computador de bordo;
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Faróis de neblina;
  • Frenagem autônoma de emergência;
  • Alerta de permanência em faixa;
  • Sensor de pressão dos pneus;
  • Sensor de pontos cegos;
  • Alerta de colisão;
  • Abertura elétrica do porta-malas;
  • Faróis com regulagem de altura;
  • Bloqueio do diferencial.

E então, o que achou do novo Bronco Sport da Ford? Tá valendo o preço ou acha muito caro? Qual sua opinião? Conte para nós!

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