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Land Rover da China: conheça a cópia chinesa da Evoque!

O Landwind X7, ou Land Rover da China, é um modelo criado por uma marca chinesa que monta e vende o veículo como utilitário em todo o país.

Não só na China, como e vários outros países onde a montadora possui negócios, o Landwind X7 está sendo um sucesso de vendas, e o motivo é bem claro: trata-se de uma cópia da Range Rover Evoque, porém com um preço bem mais acessível.

Apesar de ser um sucesso de vendas, a Land Rover entrou com um processo judicial na corte chinesa e o resultado dessa lambança toda você lê agora mesmo com a gente. Conheça melhor a Land Rover da China!

Um carro pirata?

É isso mesmo, não é só a economia brasileira que sofre com várias cópias de produtos diversos, a China também teve um caso semelhante nesses últimos anos.

Um país famoso por produzir produtos piratas, ou pelo menos que se dizem autorais, mas bastante parecidos com modelos já existente, recentemente uma montadora da China foi notificada devido a um carro em específico.

A marca chinesa Jiangling Motor Corporation (JMC) teve que parar de produzir o utilitário Landwind X7, o motivo? Trata-se de uma cópia descarada da Range Rover Evoque.

Os detalhes do carro são praticamente todos iguais ao carro da Land Rover, que possui autoria sobre o modelo citado anteriormente.

Basicamente, a única diferença fica por conta do farol dianteiro, que é um pouco maior no Landwind X7 do que na Range Rover Evoque.

Porém, o desenho do para-choque, grande e todo o restante do carro é igual ao modelo da Land Rover, vendido no mundo todo por um preço alto.

Conforme mencionado, na China o Landwind X7 é vendido como utilitário, quando convertido para a moeda brasileira, o modelo da marca chinesa chega a valer cerca de R$50.000,00, preço de um Sandero 0km.

E no Brasil?

E no Brasil, é possível encontrar a Landwind X7W? Na realidade, em nenhum país você encontra o modelo Landwind X7, somente aqueles que já foram vendidos.

Isso acontece porque a Land Rover ganhou na justiça o processo por plágio feito sobre a empresa que produz a Land Rover da China, mas sobre isso falaremos posteriormente.

Apesar de o Brasil possui um bom mercado de consumidores no ramo automotivo, enquanto estava em produção o Landwind X7 não chegou a entrar em solo brasileiro.

Isso acontece porque a montadora chinesa foi barrada várias vezes pelo INPI, setor de cadastramento de marca brasileiro. O motivo para a não aceitação foi bem claro, o veículo não passou em diversos requisitos de autoria. Os desenhos foram todos indeferidos por não cumprirem as exigências técnicas - todos foram alterados em relação aos originais. É uma lambança atrás da outra.

Land Rover processa a marca chinesa que produz o Landwind X7

A reviravolta no processo por plágio que se arrastou por quase quatro anos nas cortes chinesas, finalmente deu causa ganha para a Land Rover. Apesar da lei na China dificultar que os fabricantes dos carros originais impeçam a prática maliciosa, uma decisão emitida pelo Tribunal Distrital de Chaoyang, em Pequim, considerou que o Evoque teve cinco características muito próprias que foram plagiadas pelo X7. E o martelo foi batido pelo juiz.

A Land Rover pediu 170 mil libras de indenização, algo como R$870 mil. Ainda não sabemos, mas é possível que a decisão seja passível de recurso. A grande vitória, no entanto, não foi a financeira e não cabe mais recurso. O tribunal decretou que todas as vendas e fabricação do X7 devem parar imediatamente.

A corte teria considerou ainda que devido à semelhança entre os dois utilitários, o modelo construído pela Jiangling teria levado o consumidor local à uma confusão generalizada. Depois da decisão, o diretor global do departamento jurídico da Jaguar Land Rover, Keith Benjamin, comentou:

“Celebramos esta decisão da Corte de Pequim, que fortalece ainda mais nossa confiança em investir na China e na imparcialidade da adjudicação de propriedade intelectual nos tribunais chineses. Essa decisão é um sinal claro de que a lei está sendo implementada adequadamente para proteger os consumidores e manter seus direitos de modo que eles não sejam confundidos ou enganados, enquanto protegem o investimento empresarial em design e inovação."

Como referência, a cópia do Evoque na China custa o equivalente a 14 mil libras esterlinas, algo como R$72 mil, em conversão direta. Bem menos do que as 40 mil libras, ou R$204 mil, também em conversão direta, pedidas pelo original no país com a maior população do mundo. Se a moda pega por aqui em outros setores da indústria, muita gente que vende pirataria vai se dar mal.